Rio24Horas

Rio24horas@gmail.com

  • Blogs Parceiros



  • Parceiros



Bope testará novo blindado

Posted by victorsxavier em abril 17, 2009

caveirao-novo-videogame

Policais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) conheceram ontem um novo modelo de carro blindado que poderá ser comprado pelo Estado. Fabricado pela brasileira Inbra Filtro, ele será testado pelos ‘caveiras’ em setembro. O veículo está em exposição na Latin America Aerospace and Defence (LAAD) — feira de defesa e segurança da América Latina — no Riocentro.

Entre os equipamentos do blindado, há uma arma no teto que gira 360 graus e é acionada de dentro do veículo. O alvo é visto na tela de um computador. Para não colocar em risco a vida de inocentes em confrontos dentro de cidades, ela pode ser substituída por uma arma não-letal.

“O Bope é nosso melhor laboratório”, disse o diretor comercial da empresa fabricante, Levy da Silveira.

Nos moldes dos ‘caveiras’

O comandante do Bope, tenente-coronel Alberto Pinheiro Neto, visitou a fábrica em Mauá, São Paulo, e deu dicas para a construção do veículo. “É importante que nossos policiais aprovem o carro, já que são eles que vão usá-lo. Se for aprovado, é esperar para ver se o Estado vai comprá-lo”, disse Pinheiro Neto.

O novo blindado apresenta uma série de vantagens sobre o Caveirão usado pelo Bope: é mais leve; tem tração nas quatro rodas para facilitar a subida de morros; atravessa lugares com até um metro de água; a blindagem suporta tiros de fuzil e explosões de minas; tem lançadores de granada e fumaça; e atinge até 140 quilômetros por hora.

“É uma alternativa eficaz e segura para missões de variadas complexidades, como transporte e escoamento de tropas com agilidade”, disse o presidente do Grupo Inbra Filtro, Jairo Cândido.

PM do Rio ganha ‘caveirão do ar’ do governo federal

A Polícia Militar vai ganhar um helicóptero blindado para atuar em operações e resgates em calamidades públicas. O modelo, Bell Huey II, é semelhante ao usado pela Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) — uma versão atualizada do UH-1H, utilizado pelo exército americano na Guerra do Vietnã. O ‘caveirão do ar’ vai custar cerca de R$ 16 milhões, dinheiro proveniente do Programa Nacional de Segurança e Cidadania (Pronasci). O repasse ao governo estadual acontecerá até o mês que vem.

“É uma aeronave que carrega uma grande quantidade de macas, além de ser blindado, porque a situação do crime no Rio exige isso. Esse dinheiro já estava garantindo. Ele quase deixou de ser comprado por causa dos cortes motivados pela crise internacional”, afirmou o secretário nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, após o 1º Encontro do Programa Rio Cultura de Paz, no Circo Voador, na Lapa. Ele e o ministro da Justiça, Tarso Genro, ouviram depoimentos de jovens e mulheres beneficiados por programas federais de combate à criminalidade.

O ‘caveirão do ar’ tem capacidade para 15 tripulantes, pesa 3,5 toneladas e possui 240 quilos de blindagem que suporta tiros de calibre ponto 30. Com a aquisição do Huey II para a PM, fica quase inviável a compra, pelo menos este ano, de outra aeronave blindada para a Polícia Civil, que já tem três helicópteros e ainda reivindica mais um.

A compra de mais um ‘caveirão do ar’ para a Polícia Civil resolveria o problema em uma situação como aconteceu recentemente, quando o Huey II apresentou problemas mecânicos. A aeronave ficou um mês parada porque a peça para o conserto só chegou ao Brasil ontem. Neste período, os agentes tiveram que usar o modelo Esquilo, que não é totalmente blindado. Foi justamente em um modelo desse que, no ano passado, o policial Eduardo Henrique Mattos, atirador de elite da Core, foi atingido na cabeça quando participava de uma operação no Morro do Adeus, em Ramos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: