Rio24Horas

Rio24horas@gmail.com

  • Blogs Parceiros



  • Parceiros



Casal de velejadores que naufragou na costa brasileira chega ao Rio

Posted by victorsxavier em maio 9, 2009

casal naufragou na costa do brasil

O casal de velejadores que naufragou a dois mil quilômetros da costa brasileira chegou ao Rio por volta das 10h30m deste sábado, a bordo da fragata Bosísio. Eles seguiram para o Clube Naval de Charitas, em Niterói, onde ficarão hospedados até que a família consiga juntar dinheiro suficiente para que eles voltem de avião para a África do Sul. Os dois só conseguiram recuperar os documentos que estavam na embarcação que afundou.

veleiro dalkiri que afundou

A inglesa Patricia Holland, de 59 anos, e o sul-africano Gerard Haves, de 63, foram estavam a bordo do veleiro Dalkiri (de 32 pés) e pediram socorro no dia primeiro deste mês. Eles saíram de Santa Catarina em direção à África do Sul, mas enfrentaram no meio do Oceano Atlântico ondas de até oito metros e ventos de cerca de 40 nós (72km/h).

Segundo Gerard, o casal só foi resgatado no dia 5 de maio. Eles passaram quatro dias bombeando água do barco. Patrícia, que estava visivelmente cansada, contou que está grata por ter sido resgatada pela Marinha do Brasil. Ela disse que achou que eles não sobreviveriam, e passou o tempo inteiro orando e bombeando a água que entrava no barco.

casal do veleiro naufragado

O comandante da fragata, Cláudio José D’Alberto Penna, afirmou esse foi o resgate mais distante que uma fragata da Marinha fez. Segundo ele, a maior dificuldade foi encontrar o ponto exato onde o veleiro do casal estava, pois eles não estariam com nenhuma sinalização. A manobra de resgate foi a conhecida como pickup, onde o casal é retirado por um guincho puxado por um helicóptero da Marinha (que foi junto com a fragata). O barco foi abandonado em processo de afundamento.

Na terça-feira, o diretor de náutica do Clube Naval Charitas, Geraldino Moraes, disse que o casal ficará hospedado no hotel do clube, com todas as despesas pagas, e até resolverem a situação para voltarem para a África do Sul. Como o casal perdeu tudo no naufrágio, o clube fará uma campanha interna de doação de roupas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: