Rio24Horas

Rio24horas@gmail.com

  • Blogs Parceiros



  • Parceiros



Forças Armadas comemoram o dia da Vitória na Europa no monumento dos Pracinhas no Aterro do Flamengo!

Posted by victorsxavier em maio 9, 2009

Daily Mail front page 8th May 1945. Headline 'VE-Day- It's  All

hoje, dia  8 maio  é comemorado o V-E (Victory in Europe – Vitória na Europa), o dia em que acabou os conflitos da  Segunda Guerra Mundial em solo Europeu.  Este dia é muito importante pois simboliza a força do Bem contra o Mal, a superação mundial, para abandonar suas diferenças e se unirem contra um mal comum. Contra o egoismo e contra a maldade.

Hammersicklereichstag

Participaram do evento diversas personalidades, incluindo o Ministro da defesa, Nelson Jobim.

Nossa Força Aérea  homenageou os  nossos veteranos de guerra (os pracinhas) e o dia, com sobrevôos de caças super sônicos F5-Tiger e caças mono-hélice Super-Tucano.

O Exército realizou diversas salvas de tiro para o alto com 5 obuses, usando balas de festim.

A Marinha levou para a enseada da Glória (em frente ao Monumento dos Pracinhas), o navio-patrulha P-46 (Gurupá) que rezalizou várias salvas de tiro para o alto com o canhão de popa.

Todas as três forças desfilaram, com suas devidas bandas, diante do Ministro Nelson Jobim e demais autoridades. Diversas escolas públicas estiveram presentes no evento prestando homenagens aos nossos heróis que tombaram e às nossas forças armadas.

titlephoto2

Uma breve descrição do Dia da vitória

O Dia da Vitória na Europa (V-E Day) foi o dia 8 de Maio de 1945, data formal da derrota da Alemanha Nazi em favor dos Aliados na Segunda Guerra Mundial.

A data foi motivo de grandes celebrações, especialmente em Londres, onde mais de um milhão de pessoas festejaram o fim da guerra na Europa, embora os racionamentos de comida e vestuário continuassem por mais uma série de anos. Em Londres, particularmente em Trafalgar Square e no Palácio de Buckingham, juntaram-se grandes massas de população, surgindo à varanda do palácio o Rei Jorge VI e a Rainha Elisabete, acompanhados pelo primeiro-ministro, Winston Churchill, para saudar a população. A Princesa Elisabete (futura Rainha Elisabete II) e a sua irmã, a Princesa Margarida, foram autorizadas a juntar-se à festa, anónimas entre o povo de Londres.

1945

Nos Estados Unidos, o Presidente Harry Truman, que celebrava 61 anos nesse mesmo dia, dedicou a vitória ao seu antecessor, Franklin D. Roosevelt,que morrera há cerca de um mês antes, no dia 12 de Abril.

Os Aliados haviam acordado que o dia 9 de Maio de 1945 seria o da celebração, todavia os jornalistas ocidentais lançaram a notícia da rendição alemã mais cedo do que era previsto, preciptando as celebrações. A União Soviética manteve as celebrações para a data combinada, sendo por isso que o fim da Segunda Guerra Mundial, conhecida como a Grande Guerra Patriótica na Rússia e outras zonas da antiga URSS, é celebrado no dia 9 de Maio.

A vitória aliada sobre o Japão é celebrada no Dia V-J, 15 de Agosto de 1945.

Abaixo algumas fotos das comemorações aos nossos valorosos heróis, que lutaram por um Brasil livre e igual para todos, que deram sua vida por um ideal e pela pátria durante a Segunda Guerra Mundial em solo Italiano.

Super Tucanos fazem acrobacias diante de altas autoridades militares

Super Tucanos fazem acrobacias diante de altas autoridades militares

Fotos de um P47 – ThunderBolt, utilizado por nossos pilotos de caça durante o conflito, exposto no monumento durante as comemorações.
P1060331

P1060329

P1060322

P1060318

Mais informações sobre o ThunderBolt neste link especializado: http://www.thunderbolt.sentandoapua.com.br/

Diversas Fotos do P-47 ThunderBolt: Aqui

Pequeno vídeo com nossos heróis alados em ação durante a segunda guerra mundial

Fotos de um HL Piper Cub, utilizado por nossos pilotos de  reconhecimento aéreo durante o conflito, exposto no monumento durante as comemorações.

P1060317

P1060321

Mais algumas fotos do HL Piper Cub: Aqui
Foto de um dos Obuses, utilizado pelo Exército atualmente, exposto no monumento durante as comemorações.

P1060327

Mais fotos de Obuseiros: Aqui
Fotos das bandas e dos desfiles dos militares durante as comemorações.

P1060319

P1060325

Aqui você poderá ver o Boletim Oficial do Exército sobre as comemorações desta Sexta-feira 08 de Maio. (Clique aqui)

Anúncios

5 Respostas to “Forças Armadas comemoram o dia da Vitória na Europa no monumento dos Pracinhas no Aterro do Flamengo!”

  1. Paulo Roberto da Silva said

    Tudo que é realizado em prol do crescimento e amor a Pátria é altamente louvável e as nossas Forças Armadas estão de parabéns pela demonstração de competência e concentração na capacidade de superação de quaisquer situações,demonstrando ao nosso povo o seu real valor e importância para o nosso Brasil querido!

    • victorsxavier said

      Concordo plenamente meu amigo! Foi linda a Cerimônia, fiquei lá a manhã inteira e inclusive conversei com alguns de nossos combatentes… muito bom!

      abs

  2. marcelo xavier reche marreco said

    procuro pelos meus parentes desaparecidos,poderiam me ajudar?meu avó foi ex-combatente da 2ªguerra mundial,era caça mina,condecorado,e saiu como 2ªtenente, o nome dele é Antonio xavier de Souza,era casado com Maria de lourdes Souza,e tem um tio tb que faz parte da FAB, mas não sei o seu nome.Peça que me ajudem a encontrar meus entes queridos,acordo resposta ,fica com A Paz de Deus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: