Rio24Horas

Rio24horas@gmail.com

  • Arquivos

  • Categorias

  • Blog Stats

    • 290.780 visitas
  • Mais Acessados

    • Nenhum
  • Blogs Parceiros



  • Parceiros



Tudo sobre a gripe suína: Casos confirmados no Brasil e Manual de Sintomas e de prevenção

Posted by Victor Xavier em maio 9, 2009

logotipo* Quer ganhar dinheiro apenas por cliques que os visitantes dão em seu site ou blog?! Inscreva-se já no Click Afiliados.

medico estuda a gripe suina

Mais um carioca com gripe suína

Amigo do rapaz que pegou a doença no México, ele não viajou: é o primeiro caso de transmissão do vírus em território nacional

O vírus da gripe suína já circula no Brasil. D., 26 anos, amigo de B., 21, o primeiro paciente confirmado com a doença no Rio, também está com a nova gripe. Ele não esteve em nenhum país com casos da doença, mas assistiu ao jogo do Flamengo, domingo, com B., morador da Ilha do Governador que havia chegado naquele dia do México. É a primeira transmissão ocorrida em território nacional. Ambos estão internados no Hospital do Fundão. Já são seis os infectados no Brasil.

Segundo o Ministério da Saúde, o contágio é limitado. “Este é o único caso de transmissão pessoa a pessoa no Brasil, sem que o vírus tenha passado a terceiros”, garantiu o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. “O resultado eleva o Brasil ao sétimo país com este tipo de transmissão”.

Hoje, a Vigilância Epidemiológica da cidade irá monitorar dois jovens que viajaram para o México com o primeiro paciente infectado. Eles faziam parte de um grupo de cerca de 100 pessoas — todas sócias de um clube na Ilha — que foi a Cancún, no México, epicentro da epidemia, participar de um evento esportivo.

Novo Centro de operações contra a "nova Gripe" do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro

Novo Centro de operações contra a "nova Gripe" do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro

“Parte do grupo voltou no domingo. Mas cerca de 20 pessoas ainda estão em Miami (EUA). Duas tiveram febre lá, mas não houve confirmação da doença. Elas estão sendo acompanhadas por dois médicos do clube e chegam domingo. Estou preocupado, porque cerca de mil brasileiros de diversos estados participaram do evento”, afirma José de Moraes Correia Neto, comodoro do clube, acrescentando que entregou lista de todos os que participaram da viagem ao Ministério da Saúde.

Passageiro desembarca em solo brasileiro já prevenido contra a nova gripe

Passageiro desembarca em solo brasileiro já prevenido contra a nova gripe

O 6º caso confirmado é de uma criança de 7 anos que esteve na Flórida com os pais e voltou ao Brasil dia 3. A paciente, de Santa Catarina, recebeu alta ontem depois de passar quatro dias internada. “É importante não dar nomes das pessoas, para evitar a rejeição por parte da população”, disse o ministro, acrescentando que parentes das vítimas do Rio relataram episódios de discriminação por parte de vizinhos.

A divulgação de dois casos confirmados no Rio deixou moradores da Ilha assustados. “As pessoas não precisam se apavorar. Meu filho está bem. Já está sem febre há dois dias e sem precisar de medicação. Eu e minha filha estamos sendo monitoradas pela Vigilância Epidemiológica, mas não temos sintomas”, disse. Já o padrasto do paciente manteve sua rotina.

José de Moraes conta que sócios do clube já enfrentam problemas. “Pais, sócios do clube, telefonaram contando que as escolas estão pedindo que os filhos não compareçam à aula. Não há motivo para isso. O clube foi vistoriado”, afirmou.

Já começa a faltar os remédios usados no combate à gripe suina nas farmácias brasileiras

Já começa a faltar os remédios usados no combate à gripe suina nas farmácias brasileiras

“Fiquei com peso na consciência de transmitir o vírus”

“Falo com D. (amigo que esta está internado com a doença) no rádio, mas a gente não se encontrou aqui no hospital. É proibido. Cada um tem que ficar no seu quarto isolado. Não estou com nenhum sintoma. Não tenho febre, nem tosse. Fiquei com peso na consciência de transmitir o vírus para outras pessoas. Tanto que vim aqui procurar o Fundão. Antes, eu nem tive febre tão alta.”

B., PRIMEIRO PACIENTE ISOLADO, 21 anos

“A febre não passa e isso está me preocupando”

“Eu soube pelos médicos que o exame deu positivo. Estou nervoso. A febre não passa e isso está me deixando um pouco preocupado. A febre está variando entre 37 e 39 graus. Depois do resultado conversei com minha irmã”

D., SEGUNDO PACIENTE ISOLADO, 26 anos

TIRE SUAS DÚVIDAS



TRANSMISSÃO
Contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas: através de tosse ou espirro. O doente pode começar a transmitir o vírus 2 dias antes de apresentar os sintomas e até 7 dias depois do início dos sinais.

Os principais sintomas da gripe suina

Os principais sintomas da gripe suina

SINTOMAS
Febre alta (superior a 38 graus) e tosse, com um ou mais dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dores musculares e nas articulações e dificuldade respiratória. Os sintomas podem aparecer até dez dias após sair de países com casos da doença ou do contato com alguém infectado.

TRATAMENTO
Feito com antiviral que deve ser usado apenas com indicação médica e só faz efeito se tomado até 48 horas depois do início dos sintomas. A automedicação é prejudicial: mascara sintomas, retarda o diagnóstico e prejudica o tratamento.

PREVENÇÃO
Ao tossir ou espirrar, cobrir nariz e boca com lenço descartável; evitar locais fechados e contato com pessoas doentes; não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; evitar tocar com frequência olhos, nariz ou boca. Recomenda-se lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. É seguro comer carne de porco cozida.

EM CASO DE SUSPEITA
O paciente deve procurar assistência médica na unidade de saúde mais próxima e informar ao profissional o seu roteiro de viagem ou se teve contato com alguém que viajou. Os hospitais de referência são o Hospital do Fundão, o Evandro Chagas, o Pedro Ernesto e o Iaserj.

(preto) - mortes confirmadas | (laranja) - casos confirmados | (amarelo) - casos não ocnfirmados | (cinza) - ainda não há doença

(preto) - mortes confirmadas | (laranja) - casos confirmados | (amarelo) - casos não confirmados | (cinza) - ainda não há doença

INFORMAÇÕES
Tele Saúde: 2523-4025; Disque Saúde: 0800 61 1997; Site: www.riocontragripea.rj.gov.br

4 Respostas to “Tudo sobre a gripe suína: Casos confirmados no Brasil e Manual de Sintomas e de prevenção”

  1. fabio de lima antenuci said

    Ola meu nome é fabio,trabalho numa fabrica de sabonete.Eu queria saber se o virus da gripe suina,pode contaminar o sabonete,quando um funcionario tem a gripe suina

  2. fabio said

    Agradeço de coração,pela pergunta respondida.Muita sorte em suas vidas.

Deixe um comentário