Rio24Horas

Rio24horas@gmail.com

  • Blogs Parceiros



  • Parceiros



Ajude o coronel Mário a achar os PMs nas ruas

Posted by victorsxavier em julho 16, 2009

Vamos ajudar o novo comandante-geral da PM a botar ordem na casa. Ao assumir o cargo semana passada ele disse que já na segunda-feira esperava que o policiamento ostensivo (PO) estivesse melhor. Entenda o esquema de policiamento da PM-RJ.

 

viatura da pm baseada em esquina no rio de janeiro

patamo fazendo ronda no rj

1) Fique atento principalmente às esquinas mais movimentadas. São locais onde a PM costuma “basear” (é a expressão usada pelos policiais) uma radiopatrulha, com dois policiais dentro. O que não está no volante geralmente é o superior e tem mais experiência. No caso de necessidade, verique quem é o superior e dirija-se primeiramente a ele. Se passar por várias esquinas sem ver uma radiopatrulha é sinal de que o local tem um patrulhamento motorizado precário. Repare bem porque se a radiopatrulha estiver vazia e apenas com o giroscópio ligado é o que a PM chama de Operação Presença.

 

pms em bar matando o tempo

pms fazendo compras no camelo

2) Como o coronel Mário Sérgio disse que pretende resgatar o policiamento a pé em duplas, aguce o olhar para bancas de jornais, proximidade de shoppings, agências bancárias e bares. Alguns PMs estão sempre vendo as manchetes ou tomando café em botequim.

patamos ostensiva

3) O Patrulhamento Tático Móvel (Patamo) é formado por veículos maiores do tipo Blazer, onde cabem até seis policiais, incluindo o motorista. São aqueles que costumam portar fuzis apontando para fora da janela do carro, mas garantem que as armas estão travadas. Em geral, são os policiais militares mais hostis. Parece que foram treinados a considerar todos culpados até que provem ser inocentes. Evite encará-los.

falcon gtm pm rj

4) O Grupamento Tático de Motociclistas (GTM) é outro tipo de policiamento que pode ser bem eficiente, se algum policial não estiver envolvido na prática de cobrança de propinas de motorista com o IPVA atrasado. São vistos mais nos túneis e vias expressas.

pms a cavalo passeando

5) Na Zona Oeste e na região do Maracanã, o leitor pode ser brindado com o policiamento a cavalo (foto acima). É o meu preferido porque lembra a Polícia Montada canadense. Cada animal leva um PM. Esse tipo de policiamento é mais empregado em eventos, para que o agente consiga maior visibilidade, do alto do quadrúpede.

bptur logo

6) Em áreas turísticas há radiopatrulhas com a sigla BPTur, que é o Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas, ou Tourism Police. Se passar por uma dessas áreas, verifique se há patrulhamento especializado.

cabine blindada da pmerj

cabine da pm abandonada rj

cabine da pm sem pms

cabine quiosque da pm

7) Por último, há as cabines, muitas delas já praticamente abandonadas.

 

Para você entender a melhor postura que devem ter esses policiais, conheça o Decálogo de Policiamento Ostensivo da PM, que adverte os policiais, entre outras coisas, como devem se comportar em abordagens.

Decálogo do Policiamento Ostensivo da PMERJ

O Decálogo do Policiamento Ostensivo é a tábua dos 10 mandamentos da conduta dos policiais militares da PMERJ em seu policiamento ostensivo, de acordo com o contido no Bol PM nº. 005, de 7 de janeiro de 2005. Os Comandantes de Unidades Operacionais Especiais devem programar instruções, para seus respectivos efetivos a respeito.

  1. VERIFIQUE as condições de funcionamento da Vtr (Manutenção de 1º Escalão);
  2. ATENTE para o funcionamento e perfeita utilização do aparelho de comunicação;
  3. EXAMINE o armamento e equipamento, e tenha responsabilidade em seu emprego;
  4. ABORDE e REVISTE quaisquer suspeitos, observando sempre as normas de segurança;
  5. UTILIZE as técnicas para as abordagens de pessoas, veículos e nas ações em edificações;
  6. COMUNIQUE as abordagens, revistas, deslocamentos e assunção de ocorrências ao Centro de Operações;
  7. PERMANEÇA atento a toda movimentação ao seu redor, principalmente quando for necessário estar no interior de cabinas, DPO, PPC. Se em viaturas um companheiro deveráproporcionar a devida segurança ao outro;
  8. EFETUE o acompanhamento de veículo suspeito, de forma técnica e tranqüila, utilizando o rádio da viatura para possibilitar o cerco;
  9. SEJA educado e cortês no trato com as pessoas. Atitude não é sinônimo de grosseria;
  10. LEMBRE-SE que a perfeita execução de seu serviço, refletirá no seio da Sociedade, da sua Família, perante seus Superiores Hierárquicos, no círculo de seus pares e amigos.

  – Quer contactar um batalhão perto da sua casa? Confira a lista de contato dos batalhões cariocas:  AQUI

Fontes: Blog Reporter do Crime, BPtu e PMERJ

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: