Rio24Horas

Rio24horas@gmail.com

  • Blogs Parceiros



  • Parceiros



Ruas de Ipanema, Leblon e Lagoa voltam a ficar sem luz

Posted by victorsxavier em novembro 24, 2009

 

 

Os moradores de alguns trechos dos bairros de Ipanema, Leblon e Lagoa, na Zona Sul, voltaram a ficar sem energia elétrica, na madrugada e na manhã desta terça-feira, quando a luz faltou por volta das 3h e só foi restabelecida quase 11h. Na segunda-feira, a luz começou a falhar por volta das 15h50m. Desde o início da semana, foram 19 horas de problemas no abastecimento elétrico nas ruas Barão da Torre, Aníbal de Mendonça, Visconde de Pirajá e Garcia D’Ávila, em Ipanema; e Avenida Afrânio de Melo Franco e Ataulfo de Paiva, no Leblon. Pouco antes das 9h da manhã, o fornecimento chegou a ser restabelecido no Leblon. No momento do retorno da luz, os comerciantes aplaudiram e comemoram, pois eles temiam mais um dia de prejuízo. A alegria, no entanto, durou pouco: em cerca de dez minutos voltou a faltar luz, e ainda não há previsão de retorno do fornecimento.

A falta de energia elétrica afetou os cruzamentos entre as ruas Garcia D’Ávila, em Ipanema, e Carlos Góes, no Leblon. Os semáforos da praia até a Lagoa não funcionaram. Agentes da Guarda Municipal e da CET-Rio ordenaram o trânsito. Na Rua General San Martin houve congestionamento.

Cerca de 12 mil clientes, entre edifícios residenciais, bares, restaurantes, supermercado e postos de gasolina, no Leblon, Ipanema e Lagoa ficaram sem luz desde as 15h50m até 23h50m de segunda-feira. A Light informou apenas, por meio de nota, que interrompera o fornecimento de energia na região para “garantir a segurança” da rede e dos usuários. Inicialmente, a Light tinha dito que o fornecimento de energia precisou ser cortado para que um dos cabos da rede subterrânea fosse consertado. Depois, a empresa afirmou que o vandalismo pode ter sido uma das causas do corte no abastecimento de eletricidade. Segundo o superintendente de Comunicação da Light, Carlos Piazza, técnicos encontraram uma galeria subterrânea na Avenida Ataulfo de Paiva inundada. De acordo com a equipe, a boia de contenção que evita a entrada da água da chuva e cabos de energia teriam sido furtados.

A concessionária informou ainda que 45 equipes de emergência – quatro vezes o efetivo normal, segundo a empresa – estiveram no local para resolver o problema. A interrupção afetou 12.358 clientes, localizados na região das ruas Carlos Góis, no Leblon, Henrique Dumont, em Ipanema, e Avenida Epitácio Pessoa, na Lagoa. A Cet-Rio deslocou agentes para os 28 cruzamentos de ruas onde os sinais não funcionaram. Guardas municipais também ajudaram a orientar o trânsito na região.

Em nota divulgada à imprensa, a Light informou que o fornecimento de luz na região teve que ser interrompido porque o conserto do cabo é de “extrema complexidade”. Defeito nos cabos subterrâneos também causou um pequeno apagão no Leblon e na Lagoa, no dia 14 , que durou mais de duas horas.

Piazza orienta aos consumidores da região afetada a não ligarem todos os equipamentos ao mesmo tempo, o que poderia provocar uma nova instabilidade no fornecimento de luz.

Além da Zona Sul, outros bairros sofreram com a falta de energia ao longo desta segunda-feira. Na Barra da Tijuca, um problema em outro cabo de energia, ocorrido no início da madrugada, deixou os moradores da região próxima à Avenida do Canal de Marapendi sem energia até o início da manhã. Segundo a Light, um cabo queimou na mesma caixa subterrânea que apresentou problemas no sábado.

Também tiveram problemas de abastecimento durante o dia bairros como Tijuca, Campo Grande, Anchieta e Recreio dos Bandeirantes. Segundo a Light, neste caso, os problemas foram causados por motivos diversos e resolvidos ao longo do dia. A Avenida Pedro II, em São Cristóvão, fechou na altura da Rua São Cristóvão por causa do estouro de um transformador, que acabou pegando fogo. Técnicos da Light estiveram no local, trabalhando para regularizar o fornecimento de energia em ruas da região, interrompido pelo incêndio, que atingiu uma caixa de medidores (CP Rede), responsável pela leitura do consumo de 39 clientes.

Na semana após o apagão que atingiu 18 estados brasileiros , várias regiões da cidade voltaram a ficar às escuras, como a Tijuca .

Moradores protestam contra falta de luz na Zona Oeste

Moradores do Conjunto Nova Sepetiba, na Zona Oeste, protestaram contra os cortes de energia elétrica na região, no início da madrugada desta terça-feira. Segundo moradores, o conjunto está sem energia há vários dias. Segundo policiais do 27º BPM (Santa Cruz), os manifestantes atearam fogo em pneus e caixotes, interditando o tráfego de veículos na Estrada de Sepetiba durante 50 minutos.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores de Nova Sepetiba, Marcelo da Fonseca Ribeiro, o fornecimento de energia é interrompido todas as noites. Cerca de 200 pessoas participaram da manifestação.

Calor está pelo menos 4 graus acima da média desde semana passada

Em tempos de falta de luz e, por tabela, de uso intensivo de ar-condicionado, o calor está quebrando os limites da primavera. Nesta segunda-feira, a máxima registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia foi de 37,6 graus. Desde a última quarta-feira, o calor ultrapassa a casa dos 35 graus – quatro graus acima da média das máximas de novembro dos últimos cinco anos na Praça Mauá, que é de 30,9 graus.

Essa verdadeira estufa, de acordo com o meteorologista Marcelo Pinheiro, da Climatempo, está sendo causada por uma massa de ar seco que está sobre o estado.

A previsão para esta terça-feira é de mais nuvens e pancadas isoladas de chuva à tarde, devido à passagem de uma frente fria pelo mar. Mas o tempo mudará realmente no fim de semana, quando uma forte frente fria deve provocar chuvas fortes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: